Language: en | pt

Life Style Blog

THE ORIGINAL SP CAMO

30.06.2015

Se nos campos de combate a camuflagem serve para esconder, nas ruas, o camo é usado essencialmente como forma de maximizar sua visibilidade*

Do mundo animal aos uniformes militares, o camo está em todos os lugares há tempos. Ao contrários de modismos que vão e voltam, um bom camo nunca vai embora. A criação de um camuflado original para a Storvo é algo que vinha sendo arquitetado há algum tempo. Após pesquisas e mais pesquisas, nos juntamos a um dos maiores experts do Brasil quando o assunto são os CAMOS: o artista Felipe Yung, o “Flip” que colaborou de maneira precisa para dar vida a esse exclusivo pattern totalmente inspirado nas calçadas da cidade de São Paulo.

A desconstrução dos traços geométricos do mapa estilizado do Estado, criado em 1966 pela artista plástica Mirthes Bernardes, aliados a tons de cinza característicos da nossa terra foram o ponto de partida para a criação desse exclusivo pattern batizado de SP CAMO.

Em um concurso lançado pelo prefeito Faria Lima para escolher um padrão de piso para a cidade, Mirthes, na época desenhista da Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo, fez alguns estudos e inscreveu um deles, ficando entre os finalistas. Amostras de quatro projetos foram implantadas num trecho da rua da Consolação e, após nova votação, sua proposta foi a vencedora.

O piso ganhou as calçadas da cidade. Nos primeiros anos, por iniciativa do poder público, as avenidas passaram a ser ladeadas pelo desenho geometrizado do Estado de São Paulo. Aos poucos, os ladrilhos foram sendo produzidos por diversos fabricantes, e começaram a conquistar as calçadas das lojas e das casas. Em uma década, ele já era onipresente na paisagem urbana. Surgia um ícone paulista.

SP CAMO apresentado na coleção DRIZZLE TOWN é uma homenagem a essa artista, que hoje segue produzindo e mostrando sua arte por aí.

*Citação retirado do livro “Disruptive Pattern Material, An Encyclopedia of Camouflage”

 

 

Don't cry babe, click bellow to come back to blog

come back